Sistema De Graduação Da Associação Grupo De Capoeira Liberdade










                                     

 

GRUPO DE CAPOEIRA 

LIBERDADE 

MESTRE  CHOCOLATE


CORDA CRUA: Esta corda o aluno adquire assim que entrar na academia. Tem o objetivo de suprimir, qualquer discriminação que possa vir a existir, com quem não tem corda.

         Visando também que o aluno novo, não sinta-se diferenciado dos demais, atenuando sua ansiedade para adquirir a primeira corda.

         Contribui esteticamente para a apresentação do grupo, se todos usarem uma corda. E tem, o significado de que o aluno está iniciando uma caminhada de aprendizagem da capoeira, portanto ainda cru. O aluno usando esta corda, estaremos valorizando este período inicial, em que o aluno poderá levar um ano para a realização do primeiro batizado.


1ª CORDA CRUA/AZUL CLARO: Esta corda representa a captura do  negro nas suas terras de origem, representa o início da escravidão. Devendo o aluno conhecer quais os principais locais onde os negros eram embarcados nos navios e quais eram as principais nações capturadas. Representa o início da travessia para o nosso país.

          MOVIMENTOS BÁSICOS:
01.Ginga 
02.Cocorinha
03.Aú
04.Rasteira em pé
05.Negativa
06.Ponteira
07.Meia-Lua de frente
08.Benção
09.Chapa de lado
  CANTOS:
  CORRIDOS
  OBSERVAÇÃO: DEVERÁ TOCAR PANDEIRO E CANTAR CORRIDO

2ª CORDA AZUL CLARO : Esta corda representa a travessia do negro do continente africano, para o nosso país, pelo mar.
Embarcados na África, nos porões dos navios, muitos deles morriam, devido a má alimentação e pelas doenças. Esses navios eram denominados de “navios negreiros” ou “ tumbeiros ” , devido ao grande número de escravos que morriam durante as viagens.
         As doenças mais conhecidas eram o sarampo, a varíola e o banzo; o banzo era a doença mais estranha de todas, o escravo ficava triste, por sentir saudades de sua terra, recusava-se a comer e morria de fraqueza.



  MOVIMENTOS BÁSICOS:
10.Primeira Seqüência de Bimba
11.Aú e Role
12.Role
13.Armada
14.Martelo
15.Queixada
16.Meia-lua de compasso
17.Rasteira
18.Trava de mão
19.Esquivas

  TOQUES DE BERIMBAU
             SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
                    DEVERÁ TOCAR PANDEIRO E ATABAQUE
    CANTOS:
      QUADRAS
      CORRIDOS


3ª CORDA AZUL CLARO / MARINHO: Esta corda  tem a intenção de representar o sofrimento dos negros nos navios negreiros; sendo o tráfico de escravos proibido, muitas embarcações, passando por dificuldades em alto mar, jogavam sua mercadoria no fundo do oceano, pois assim poderiam racionar melhor os alimentos e a água. Recordamos assim aqueles que  sem poder se defender, morreram tratados como  excesso  de carga.




   MOVIMENTOS BÁSICOS:
20.Segunda seqüência de Bimba
21. Aú chibata
22.Queda de quatro
23.Queda de rim
24.Esporão
25.Parafuso
26.Martelo voador
27.Desequilibrante
28.Aú fechado
29.Rabo de arraia
30.Chapa de chão
  TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
  
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS 
CORRIDOS


4ª CORDA AZUL MARINHO : 
 Esta corda é um seguimento da anterior, relembrando além do sofrimento , as tempestades enfrentadas pelas embarcações. Muitas afundando ou perdendo-se durante meses em alto mar, alguns desses navios nunca chegaram ao seu destino, dando continuidade  ao processo de escravização, pois os proprietários destas embarcações sentindo-se lesados financeiramente aventuravam-se novamente numa tentativa interminável por lucro fácil .                                        
  
                                                         MOVIMENTOS BÁSICOS:
   31.Terceira seqüência de Bimba
32.Tesoura de frente
33.Tesoura de costas
34.Resistência
35.Vingativa
36.Meia lua de compasso rasteira
37.Galopante
39.Asfixiante
40.Aú giratório
41.Aú de cabeça

     TOQUES DE BERIMBAU :
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
BANGUELA
 
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ


5ª CORDA AZUL MARINHO/ CINZA : 
  Esta corda representa a chegada do negro no nosso continente, seu primeiro contato com a terra desconhecida, em suma o desembarque. Muitas famílias se desestruturavam vitimadas pelas doenças ocorridas durante a viagem ou pela separação que os traficantes efetuavam. Os portos do Brasil, que mais negros receberam foram os de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.





     
 MOVIMENTOS BÁSICOS:

42.Quarta Seqüência de Bimba
43. Chapa giratória
44. Sapinho
45. Paulistinha
46. Rasteira de mão
47. Aú dobrado
48. Aú camaleão
49. Reversão (mola)
50. Ponte
51. Banda de costa
52. Cabeçada
53. Boca de calça


                                                        TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
ANGOLA
BANGUELA
BENGUELA
 
   CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ

PUXADA DE REDE


6ª CORDA CINZA:
  Esta corda representa a terra e o trabalho que o negro efetuou. Sendo que foi utilizado principalmente como mão-de-obra nas plantações de cana-de-açúcar e nos cafezais. Sua vida servil dentro das casas dos senhores , sua vida na senzala, etc.


       MOVIMENTOS BÁSICOS:
54. Quinta Seqüência de Bimba
55. Aú esquiva
56. Bananeira
57. Tesoura de mão
58. Arrastão
59. Espelho
60. Corta capim
61. Encruzilhada
62. S dobrado
63. Joelhada
64. Desprezo
65. Telefone

    TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
BANGUELA
BENGUELA
ANGOLA
IÚNA

                                                                    CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS

MACULELÊ
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE


7ª CORDA CINZA E VERDE:
  Esta corda representa as conseqüências que o trabalho escravo trazia para os negros, o início das torturas, a migração e como se dava.


MOVIMENTOS BÁSICOS:
66. Sexta Seqüência de Bimba
67. Cutilada
68.  Banda trançada
69. Escalada
70. Chibata
71.  Escorão
72. Cruz
73. Chapéu de couro
74. Macaco
75. Arpão
76. Coice
77. Santa Luzia (dedos nos olhos)

TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
IUNA
CAVALARIA
BENGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE

8ª CORDA VERDE: 
Esta corda representa as torturas sofridas e os maus tratos. Poderíamos ter colocado nesta fase, a corda preta, mas aí estaríamos reproduzindo o que o sistema faz, que é discriminar o negro, associado-o sempre as coisas ruins.
       Importante nesta corda relatar a carga de trabalho, a utilização da raça negra nas guerras, inclusive na tentativa de exterminá-la. 


MOVIMENTOS BÁSICOS:
78. Sétima seqüência de Bimba
79.Chamadas
80.Escorpião
81.Rabo de arraia  de angola
82.Flip Flap (Flic)
83.Vôo do morcego
84.Tombo da ladeira
85.Arqueado
86.Palmeada
87.Aú se mão
88.Pião de mão
89.Mortal
90. Cintura desprezada

TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BENGUELA
CANTOS:

LADAINHAS 

QUADRAS

CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE

9ª CORDA VERDE E ROXA: 
Esta corda representa o início dos movimentos que almejam o fim da escravidão. É a esperança chegando ao coração do negro. São as primeiras fugas, as insurreições, o início dos movimentos abolicionistas, o surgimento dos quilombos que eram independentes e livres.



MOVIMENTOS BÁSICOS:
91. Demonstrar as oito seqüências de Bimba
92. Apresentar a banca examinadora uma seqüência de movimentos para o jogo de capoeira com o toque de São Bento Grande Regional.
93. Apresentar uma seqüência de movimentos no toque de Banguela.

TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BANGUELA
IDALINA
CANTOS:

LADAINHAS

QUADRAS
CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE



10ª CORDA ROXA( INSTRUTOR):  Esta corda é a cor da esperança da perspectiva próxima do fim da escravidão. O surgimento de legislações com intuito de inibir o tráfico e abolir a escravidão gradualmente, com leis; Bill Aberdeen, a lei Eusébio de Queiroz, a Lei do Ventre  Livre, Lei dos Sexagenários, entre outras, chegando a Lei Áurea, que aboliu a escravidão.



MOVIMENTOS BÁSICOS:
94. Apresentar a banca examinadora uma seqüência de movimentos no jogo de Regional, Banguela , Angola e Iúna.



TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BENGUELA
IDALINA
AMAZONAS
SÃO BENTO PEQUENO
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE

Nas graduações seguintes, o capoeirista é avaliado de acordo com a qualidade do trabalho que desenvolve.


        




         11ª CORDA  ROXA/MARROM ( INSTRUTOR  2ªFASE ): Esta corda  representa a verdadeira história não contada em livros , mas sim vivida pelos negros que conquistaram sua liberdade com muita luta e sacrifício, a lei colocada no papel foi uma mera formalidade daquilo que já não tinham como protelar.

         12ª CORDA MARROM ( PROFESSOR  1ª FASE ):  Esta corda foi criada em homenagem á todos escravos que morreram lutando em busca da sua libertação, famílias separadas, crianças afastadas de seus pais, pessoas retiradas de suas terras e acorrentadas, vendidas como animais e quanto não mais “ aproveitadas “ eram descartadas como lixo. É um protesto em forma de luto.

         13ª CORDA MARROM/VERMELHA ( PROFESSOR 2ª FASE ): É  a corda que representa a fase posterior à escravidão, o negro está livre, mas continua sendo vítima de discriminação e exploração. Necessita um jogo de cintura maior, para driblar a discriminação. Tem que ter a capacidade de avaliar o universo em que se encontra, maturidade, e consciência do caminho percorrido e do caminho a ser alcançado, principalmente com a capoeira.
         14ª CORDA VERMELHA: ( MESTRANDO ) : Ao chegar a esta corda, tem-se a certeza que o capoeirista teve méritos para tal. Vermelho é a cor do sangue, e, por certo a capoeira corre no sangue destes capoeiristas .
         Esta corda representa a luta dos mártires, o sangue derramado, nas insurreições, nas torturas, na destruição dos quilombos, e o sangue que continua sendo derramado devido a discriminação e a violência ainda hoje sofrida.
Este capoeirista ao longo do tempo teve que demonstrar , honestidade, disciplina, equilíbrio muita força de vontade, elevando cada vez mais o pendão da capoeira.








         15ª CORDA VERMALHA/BRANCA- MESTRE : É a corda da consagração, no período em que mais desenvolveu as maltas, a maior rivalidade era entre os Guaiamus e os Nagoas. Os Guaiamus eram conhecidos pela cor vermelha, e os Nagoas eram conhecidos pela cor branca. A união entre essas duas cores em uma corda é um sinal de integração entre as diferentes idéias da raça negra e dos capoeiristas.
Deve o capoeirista ter resultados positivos na sua história. Manter os ideais propostos pelo grupo e buscar a harmonia dentro e fora da capoeira , servindo de exemplo aos que sucedem.

         16ª CORDA BRANCA GRÃO-MESTRE: É a corda da paz, e do capoeirista que teve sua vida dedicada a nossa arte. Contribuindo para a sua melhoria, com raízes muito fortes no meio capoeirístico, um carvalho de capoeira. Com uma responsabilidade de todos os louros, pela sua sabedoria, integridade, responsabilidade, humildade entre outras virtudes.

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