Sistema De Graduação Da Associação Grupo De Capoeira Liberdade
GRUPO DE CAPOEIRA
LIBERDADE
MESTRE CHOCOLATE
CORDA CRUA: Esta corda o aluno adquire assim que entrar na academia.
Tem o objetivo de suprimir, qualquer discriminação que possa vir a existir, com
quem não tem corda.
Visando também que o aluno novo, não sinta-se
diferenciado dos demais, atenuando sua ansiedade para adquirir a primeira
corda.
Contribui
esteticamente para a apresentação do grupo, se todos usarem uma corda. E tem, o
significado de que o aluno está iniciando uma caminhada de aprendizagem da capoeira,
portanto ainda cru. O aluno usando esta corda, estaremos valorizando este
período inicial, em que o aluno poderá levar um ano para a realização do
primeiro batizado.
1ª CORDA CRUA/AZUL CLARO: Esta corda representa a captura do negro nas suas terras de origem, representa o
início da escravidão. Devendo o aluno conhecer quais os principais locais onde
os negros eram embarcados nos navios e quais eram as principais nações
capturadas. Representa o início da travessia para o nosso país.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
01.Ginga
02.Cocorinha
03.Aú
04.Rasteira em pé
05.Negativa
06.Ponteira
07.Meia-Lua de frente
08.Benção
09.Chapa de lado
CANTOS:
CORRIDOS
OBSERVAÇÃO: DEVERÁ TOCAR PANDEIRO E CANTAR CORRIDO
2ª CORDA AZUL CLARO : Esta corda representa a travessia do negro do continente
africano, para o nosso país, pelo mar.
Embarcados na África, nos porões dos
navios, muitos deles morriam, devido a má alimentação e pelas doenças. Esses
navios eram denominados de “navios negreiros” ou “ tumbeiros ” , devido ao
grande número de escravos que morriam durante as viagens.
As doenças mais conhecidas eram o
sarampo, a varíola e o banzo; o banzo era a doença mais estranha de todas, o
escravo ficava triste, por sentir saudades de sua terra, recusava-se a comer e
morria de fraqueza.
MOVIMENTOS
BÁSICOS:
10.Primeira
Seqüência de Bimba
11.Aú e Role
12.Role
13.Armada
14.Martelo
15.Queixada
16.Meia-lua de
compasso
17.Rasteira
18.Trava de
mão
19.Esquivas
TOQUES
DE BERIMBAU
SÃO BENTO
GRANDE DE ANGOLA
DEVERÁ TOCAR
PANDEIRO E ATABAQUE
CANTOS:
QUADRAS
CORRIDOS
3ª CORDA AZUL CLARO / MARINHO: Esta corda tem a
intenção de representar o sofrimento dos negros nos navios negreiros; sendo o
tráfico de escravos proibido, muitas embarcações, passando por dificuldades em
alto mar, jogavam sua mercadoria no fundo do oceano, pois assim poderiam
racionar melhor os alimentos e a água. Recordamos assim aqueles que sem poder se defender, morreram tratados
como excesso de carga.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
20.Segunda
seqüência de Bimba
21. Aú chibata
22.Queda de quatro
23.Queda de rim
24.Esporão
25.Parafuso
26.Martelo voador
27.Desequilibrante
28.Aú fechado
29.Rabo de arraia
30.Chapa de chão
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
4ª CORDA AZUL MARINHO :
Esta corda é um
seguimento da anterior, relembrando além do sofrimento , as tempestades
enfrentadas pelas embarcações. Muitas afundando ou perdendo-se durante meses em
alto mar, alguns desses navios nunca chegaram ao seu destino, dando
continuidade ao processo de
escravização, pois os proprietários destas embarcações sentindo-se lesados
financeiramente aventuravam-se novamente numa tentativa interminável por lucro
fácil .
MOVIMENTOS
BÁSICOS:
31.Terceira seqüência de Bimba
32.Tesoura de
frente
33.Tesoura de
costas
34.Resistência
35.Vingativa
36.Meia lua de
compasso rasteira
37.Galopante
39.Asfixiante
40.Aú
giratório
41.Aú de
cabeça
TOQUES DE BERIMBAU :
SÃO BENTO
GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO
GRANDE DA REGIONAL
BANGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
5ª CORDA AZUL MARINHO/ CINZA :
Esta corda
representa a chegada do negro no nosso continente, seu primeiro contato com a
terra desconhecida, em suma o desembarque. Muitas famílias se desestruturavam
vitimadas pelas doenças ocorridas durante a viagem ou pela separação que os
traficantes efetuavam. Os portos do Brasil, que mais negros receberam foram os
de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
MOVIMENTOS
BÁSICOS:
42.Quarta
Seqüência de Bimba
43. Chapa
giratória
44. Sapinho
45.
Paulistinha
46. Rasteira
de mão
47. Aú dobrado
48. Aú camaleão
49. Reversão
(mola)
50. Ponte
51. Banda de
costa
52. Cabeçada
53. Boca de
calça
SÃO BENTO
GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO
GRANDE DA REGIONAL
ANGOLA
BANGUELA
BENGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
PUXADA DE REDE
6ª CORDA CINZA:
Esta corda representa a terra e o trabalho que o negro
efetuou. Sendo que foi utilizado principalmente como mão-de-obra nas plantações
de cana-de-açúcar e nos cafezais. Sua vida servil dentro das casas dos senhores
, sua vida na senzala, etc.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
54. Quinta
Seqüência de Bimba
55. Aú esquiva
56. Bananeira
57. Tesoura de
mão
58. Arrastão
59. Espelho
60. Corta
capim
61.
Encruzilhada
62. S dobrado
63. Joelhada
64. Desprezo
65. Telefone
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO
GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO
GRANDE DA REGIONAL
BANGUELA
BENGUELA
ANGOLA
IÚNA
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
7ª CORDA CINZA E VERDE:
Esta corda representa as conseqüências que o trabalho
escravo trazia para os negros, o início das torturas, a migração e como se
dava.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
66. Sexta
Seqüência de Bimba
67. Cutilada
68. Banda trançada
69. Escalada
70. Chibata
71. Escorão
72. Cruz
73. Chapéu de
couro
74. Macaco
75. Arpão
76. Coice
77. Santa
Luzia (dedos nos olhos)
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO
GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO
GRANDE DA REGIONAL
IUNA
CAVALARIA
BENGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
8ª CORDA VERDE:
Esta corda representa as torturas sofridas e os maus
tratos. Poderíamos ter colocado nesta fase, a corda preta, mas aí estaríamos
reproduzindo o que o sistema faz, que é discriminar o negro, associado-o sempre
as coisas ruins.
Importante nesta corda relatar a carga
de trabalho, a utilização da raça negra nas guerras, inclusive na tentativa de
exterminá-la.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
78. Sétima
seqüência de Bimba
79.Chamadas
80.Escorpião
81.Rabo de
arraia de angola
82.Flip Flap (Flic)
83.Vôo do morcego
84.Tombo da
ladeira
85.Arqueado
86.Palmeada
87.Aú se mão
88.Pião de mão
89.Mortal
90. Cintura
desprezada
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO
GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO
GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BENGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
9ª CORDA VERDE E ROXA:
Esta corda representa o início dos movimentos que almejam
o fim da escravidão. É a esperança chegando ao coração do negro. São as
primeiras fugas, as insurreições, o início dos movimentos abolicionistas, o
surgimento dos quilombos que eram independentes e livres.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
91. Demonstrar as oito seqüências de Bimba
92. Apresentar a banca examinadora uma seqüência de
movimentos para o jogo de capoeira
com o toque de São Bento Grande Regional.
93. Apresentar uma seqüência de movimentos no toque
de Banguela.
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO
GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO
GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BANGUELA
IDALINA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
10ª CORDA ROXA( INSTRUTOR): Esta corda é a cor da esperança da perspectiva próxima do fim da escravidão. O surgimento de legislações com intuito de inibir o tráfico e abolir a escravidão gradualmente, com leis; Bill Aberdeen, a lei Eusébio de Queiroz, a Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, entre outras, chegando a Lei Áurea, que aboliu a escravidão.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
94.
Apresentar a banca examinadora uma seqüência de movimentos no jogo de Regional,
Banguela , Angola e Iúna.
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO
GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO
GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BENGUELA
IDALINA
IDALINA
AMAZONAS
SÃO
BENTO PEQUENO
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
Nas graduações seguintes, o capoeirista é avaliado de acordo com a qualidade do trabalho que desenvolve.
11ª
CORDA ROXA/MARROM ( INSTRUTOR 2ªFASE ): Esta corda representa a verdadeira história não contada
em livros , mas sim vivida pelos negros que conquistaram sua liberdade com
muita luta e sacrifício, a lei colocada no papel foi uma mera formalidade
daquilo que já não tinham como protelar.
12ª
CORDA MARROM ( PROFESSOR 1ª FASE ): Esta corda foi criada em homenagem á todos
escravos que morreram lutando em busca da sua libertação, famílias separadas,
crianças afastadas de seus pais, pessoas retiradas de suas terras e
acorrentadas, vendidas como animais e quanto não mais “ aproveitadas “ eram
descartadas como lixo. É um protesto em forma de luto.
13ª CORDA MARROM/VERMELHA ( PROFESSOR 2ª
FASE ): É a corda que representa
a fase posterior à escravidão, o negro está livre, mas continua sendo vítima de
discriminação e exploração. Necessita um jogo de cintura maior, para driblar a
discriminação. Tem que ter a capacidade de avaliar o universo em que se encontra,
maturidade, e consciência do caminho percorrido e do caminho a ser alcançado,
principalmente com a capoeira.
14ª
CORDA VERMELHA: ( MESTRANDO ) : Ao chegar a esta corda, tem-se a
certeza que o capoeirista teve méritos para tal. Vermelho é a cor do sangue, e,
por certo a capoeira corre no sangue destes capoeiristas .
Esta corda representa a luta dos
mártires, o sangue derramado, nas insurreições, nas torturas, na destruição dos
quilombos, e o sangue que continua sendo derramado devido a discriminação e a
violência ainda hoje sofrida.
Este
capoeirista ao longo do tempo teve que demonstrar , honestidade, disciplina,
equilíbrio muita força de vontade, elevando cada vez mais o pendão da capoeira.
15ª
CORDA VERMALHA/BRANCA- MESTRE : É a corda da consagração, no período em
que mais desenvolveu as maltas, a maior rivalidade era entre os Guaiamus e os
Nagoas. Os Guaiamus eram conhecidos pela cor vermelha, e os Nagoas eram
conhecidos pela cor branca. A união entre essas duas cores em uma corda é um
sinal de integração entre as diferentes idéias da raça negra e dos
capoeiristas.
Deve
o capoeirista ter resultados positivos na sua história. Manter os ideais
propostos pelo grupo e buscar a harmonia dentro e fora da capoeira , servindo
de exemplo aos que sucedem.
16ª
CORDA BRANCA GRÃO-MESTRE: É a corda da paz, e do capoeirista que teve
sua vida dedicada a nossa arte. Contribuindo para a sua melhoria, com raízes
muito fortes no meio capoeirístico, um carvalho de capoeira. Com uma responsabilidade
de todos os louros, pela sua sabedoria, integridade, responsabilidade,
humildade entre outras virtudes.
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