terça-feira, 28 de março de 2017

Aulas de Capoeira Infantil

Aulas de Capoeira

A capoeira aprimora o equilíbrio, a força e a disciplina, além de ser muito divertida, a criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos e musicas de poder publico  e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro, agogô e atabaque.  O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a atividade em grupo fortalecendo amizades , o aluno(a)  consegue traduzir com ritmo e movimento corporal as ideias da educação humanista, reforça Paulo Nunes da Silva, Mestre Chocolate mestre de Capoeira do (Grupo de Capoeira Liberdade) orienta:  " A Capoeira é uma  ótima ferramenta para a formação moral , física e cognitiva."

Recomendado para alunos de 8 a 11 anos, o jogo de Capoeira ajuda de inúmeras maneiras o desenvolvimento tanto de meninos quanto de meninas. Veja os benefícios a seguir.



Difundi o valor da Defesa - e não do Ataque
Capoeira Feliz

A Capoeira é um jogo que faz clara distinção entre defesa e ataque - diferenciação essa que pode influenciar um estilo de comportamento e um modo de pensar por toda a vida. Quem pratica Capoeira não é, portanto, estimulado a sair atacando para depois ver no que vai dar, mas sim olhar, refletir e, se for realmente necessário, saber agir de modo a cuidar da própria defesa. Quanto mais cedo a criança souber fazer essa distinção, mais rápido será o seu entendimento de como a violência não vale a pena.

Ajuda na Formação Moral 
 As aulas de Capoeira normalmente começa com uma roda de conversa, onde são discutidas as regras de convívio e de participação de cada um etc. É uma atividade que desenvolve o respeito, a
Capoeira em Grupo


tolerância. Porque as crianças estão sempre interagindo entre si para realizar o mais simples gesto - cada uma delas precisa, por exemplo, ter cuidado com o movimento que pretende fazer para não machucar o outro, assim como conviver com o jeito de ser de cada colega, entendendo que o jogo acontece entre todos, independentemente do talento ou da ausência dele. Todos são iguais - e, em lugar de apontar os melhores (e os piores) jogadores, o que se incentiva é a parceria, ensinar o que já sabe de modo a que o colega possa evoluir também.

Desenvolve e Amplie a Cognição
 Quem pratica Capoeira recebe informação sobre a cultura popular, a origem do jogo em si, as
Exame de Capoeira Com Mestrando Birinha

tradições celebradas em músicas e canções, os instrumentos que animam a atividade e por aí afora.
  É um conhecimento transmitido a cada roda de conversa, no início da aula, aumentando o repertório dos alunos sobre a formação do povo brasileiro, enfim, a história do próprio País. Não se trata de um tipo de informação feito para decorar, mas sim atiçar o interesse da criança pela nossa identidade cultural.



Promover o Desenvolvimento Físico
 O jogo de Capoeira explora dois caminhos antagônicos, o equilíbrio e o desequilíbrio, situações essas de valor semelhante, afinal, o desequilíbrio também pode afetar e desestruturar emocionalmente, daí ser preciso assumir estratégias para recuperar o equilíbrio e seguir no jogo.
Campeonato de Capoeira

Tudo isso diz respeito aos golpes típicos da Capoeira - entre eles, a ginga, o rabo de arraia, a meia lua e a estrela. Movimentos que exigem equilíbrio e tônus muscular, trabalhando com as pernas, os braços, o tronco, a cintura etc. O aluno precisa ganhar elasticidade, equilíbrio e autoconfiança para se lançar no espaço sem medo de se esborrachar no chão. É desse modo que as crianças aprendem a reconhecer os limites do corpo, adquirindo segurança sobre o próprio desempenho.




Aulas de Capoeira na Escola Marista Terças Feiras e Quintas a partir de 17:30 até 18:30    Contato (54) 99 43-4192
Aulas de Capoeira com Graduado de Capoeira Luis Carlos

Aulas de Capoeira nas Terça feira e Quintas as 17:30 as 18:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário