A criança e a capoeira
[...] "Crianças são seres especiais e encantadores, possuem sensibilidade, criatividade, espontaneidade e alegria. São como um livro em branco, que começa a ser escrito. Muitas das palavras que nelas ficam gravadas têm origem na sua relação com os adultos. Crianças são sensíveis aos estímulos externos, e o que elas serão no futuro depende muito das impressões que captarem nos seus primeiros anos de vida. [...] Em primeiro lugar, é importante entender que crianças são diferentes dos adultos. Os interesses e as motivações que um adulto tem para jogar capoeira são diferentes das motivações e dos interesses de uma criança. No entanto, da mesma forma que o adulto, a criança também gosta de jogar e precisa jogar para que a atividade tenha um significado para ela. Nesse ponto, a introdução de brincadeiras e jogos recreativos que envolvem elementos da capoeira (movimentos, músicas, instrumentos, rodas e história) é de fundamental importância para aproximar a capoeira do universo da criança. [...]
O que leva as crianças a praticarem capoeira
* Ter diversão;
* Desenvolver habilidades e aprender novas habilidades;
* Estar com amigos e fazer novos amigos;
* Ter sucesso e vencer;
* Exercitar-se e se manter saudável;
Por que as crianças podem desistir da capoeira?
Apesar da poderosa atração que a capoeira exerce sobre as crianças, a cada ano, um grande número do total de crianças envolvidas em programas de capoeira acaba por abandoná-los. Essa alta taxa de desistência é preocupante, mesmo considerando que muitas das crianças abandonam a capoeira acabam retornando nos anos seguintes. Entre os fatores que contribuem para a desistência das crianças dos programas de capoeira, deve-se considerar:
* Conflitos de interesses: as crianças descobrem outras áreas de interesse, como música, línguas e artes.
* Poucas oportunidades de jogar. [...]
* Sensação de não ser capaz. [...]
* Pouca diversão. [...]
* Estresse. [...]
* Excesso de críticas: o autoconceito das crianças é constantemente influenciado por como elas acreditam nos adultos, especialmente os pais, as veem.
O que fazer para incentivar?
* Enfatizar o desenvolvimento de habilidades; [...]
* Ajudar a construir a autoestima da criança. [...]
* Ajudar a criança a determinar metas de desempenho. [...]
* Desenvolver uma perspectiva vitoriosa: identificar-se mais com os aspectos positivos do que com os negativos, acreditar em si mesma e no grupo do qual faz parte.
* Ajudar a tornar os eventos saudáveis." [...]
* Texto tirado do livro Capoeira- Um instrumento psicomotor para a cidadania, de Gladson de Oliveira Silva e Vinicius Heine, Phorte editora.
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