VI Semana Afro Cultural de Gramado



A sexta edição da Semana Afro Cultural de Gramado já tem data definida: acontecerá de 19 a 25 de novembro de 2012. Com o objetivo de acabar com o preconceito, promover a diversidade cultural e incentivar a arte e a cultura no município, engajando escolas, grupos culturais e comunidade, a Semana Afro Cultural cumpre o seu papel de transformação social utilizando como ferramenta as mais diversas expressões artísticas.
Nas últimas reuniões da coordenação do evento, a Semana Afro foi apresentada aos novos professores do município, datas foram definidas, apresentações artísticas agendadas e parcerias firmadas. A abertura da comemoração será realizada no dia 19 de novembro, às 9h, no auditório da Prefeitura Municipal de Gramado, com palestrantes que ministrarão sobre o tema "Racismo e cotas na Universidades". Após, Coquetel Afro e roda de Capoeira em frente a Prefeitura

A Semana Afro 2012 contará também com a presença de professores e universitários em uma noite especial com palestrante a confirmar. A participação das escolas municipais também foi confirmada. Grupos teatrais da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental apresentarão suas produções conforme a temática.
Há a possibilidade do uso de casinhas na rua coberta dia 24 de novembro para exposição de material realizado durante o ano pelos alunos das Escolas Municipais. Nesse mesmo dia a programação contará com a presença do Grupo Batucalê de Porto Alegre, com apresentações de dança, Campeonato e Festival de Capoeira.

“O município vem desenvolvendo atividades nas escolas da rede conforme a Lei 10.639/ 2003 que prevê a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro Brasileira em sala de aula. A Semana Afro Cultural é uma iniciativa que busca o respeito e a integração na diversidade cultural dentro da sala de aula e da comunidade em um todo” Raquel Freitas dos Santos, componente da coordenação do evento. Vale frisar que a Semana Afro Cultural é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Educação e Turismo.

Comentários

Nosso Dênde

Conheça mais sobre a planta que se torna a caixa de ressonância do berimbau