Projetos

Projeto Capoeira nas Escolas
O Projeto Capoeira nas Escolas (Grupo de Capoeira Liberdade) é realizado desde 2007, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura e da Coordenação do Departamento Municipal de Esportes (DME). O projeto atua nas Escolas de Ensino Fundamental, e agora atendendo também as Escolas Rurais e as Escolas Infantis do Município de Gramado. No total são 1508 alunos das escolas de ensino fundamental e 358 alunos das escolas infantis atendidos pelo projeto.

A equipe é composta pelos monitores Indianara Ramos, Gabriel Moura, Kelvin Pereira.
Fazem parte do projeto, aulas teóricas, quando o aluno aprende a história do Brasil através da cultura afro-brasileira que já é matéria obrigatória em todo território nacional. Através da música, o aluno reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. A partir dos dois anos de idade, os alunos da rede municipal de ensino já têm acesso à capoeira em suas escolas. "Ninguém é obrigado a praticar o esporte, porém, o contato com a arte marcial, estimula a coordenação motora, a musicalidade, pois os alunos têm oportunidade de tocar os instrumentos característicos da capoeira, além de ser uma excelente prática esportiva", destaca Mestrando Birinha.


CRAS


O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS - Santa Marta, oportuniza a crianças e adolescentes oficina de Capoeira..

As aulas são gratuitas e acontecem nas quartas-feiras em dois turnos: manhã e tarde. O instrutor é Luis Carlos da Silva de Oliveira, Graduado em capoeira. No CRAS do Canelinha as aulas ocorrem nas quintas-feiras, nos turnos manhã e tarde.

“ O jogo de capoeira auxilia no controle emocional, estimula a observação e a defesa, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência. É considerada uma ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva”,


O ensino da capoeira nos Cras- Santa Marta e Canelinha surgiu de uma necessidade de introduzir a cultura esporte e lazer nas comunidades mais carentes dos bairros da cidade de Canela-RS, através da Secretaria de Assistência Social junto Prefeitura de Canela utilizamos uma grande oportunidade de integração entre diferentes componentes como, história, educação física, música, envolvendo os alunos dentro de um espírito de respeito ao próximo, a nossa história, nossas tradições e a nossa cultura. Este trabalho visa colocar de forma clara e objetiva, os benefícios que a capoeira pode trazer no processo educacional de crianças e adolescentes, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, noção tempo e espaço, além de disciplina e trabalho em grupo.
O Projeto de Capoeira é destinado a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de ambos os sexos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Busca desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, tentando mostrar que a prática da capoeira é um esporte saudável e propagando acultura da paz e não da violência.
  contatar pelo telefone 3282.6156.             Graduado luis Carlos (54) 99 43-4192 .